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CEFET-MG

Pós-Graduação Lato Sensu em História e Práticas Docentes

Última modificação: Quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Coordenação do curso: Prof. Dr. Daniel Henrique Diniz Barbosa

Co-coordenação do curso: Prof. Dr. James William Goodwin Jr

Aula inaugural da Pós-graduação História e Práticas Docentes

Aula inaugural da Profª. Carla Simone Chamon – Diretora-geral do CEFET-MG

Mesa de abertura

Na noite da terça-feira, dia 13 de agosto de 2024, aconteceu a cerimônia de abertura da “Pós Graduação Lato Sensu em História e Práticas Docentes”, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), realizada no miniauditório do prédio administrativo do Campus Nova Suíça. Além de estudantes e docentes, o evento contou com a participação dos coordenadores da pós-graduação – Prof. Daniel Henrique Diniz Barbosa e Prof. James William Goodwin Jr.; da chefe do Departamento de História (DHIS) – Profª. Isis Pimentel de Castro; do representante da  Coordenação do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu – Clésio Admar Teixeira; da Diretora do Campus Nova Suíça – Profª Claudia Gomes França; e da Diretora-geral do CEFET-MG – Profª. Carla Simone Chamon. 

Da esquerda para a direita: Daniel Diniz, Clésio Teixeira, Carla Chamon, James Goodwin Jr., Claudia França e Isis Castro

Primeira mulher eleita para o cargo de diretora-geral da instituição, a professora Carla Chamon também é historiadora, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e decana do Departamento de História, sendo assim a convidada da pós-graduação para ministrar sua aula inaugural. Na conferência, a historiadora apresentou à plateia a história de mais de cem anos da instituição, desde sua inauguração como Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais – primeira iniciativa federal direcionada para o ensino profissional – até os dias atuais como CEFET-MG, propiciando aos seus estudantes uma formação que vai do ensino técnico à pós-graduação. Em sua apresentação, Carla Chamon sublinhou as mudanças estruturais, administrativas e mesmo conceituais pelas quais a instituição passou ao longo de sua trajetória, sublinhando o papel do Ensino de História na formação de seus estudantes e da consolidação da área institucionalmente, coroada pela abertura de sua especialização.

Conferência da Profª Drª Carla Chamon
Recepção dos estudantes da primeira turma de pós-graduação do DHIS

Ainda, na ocasião, a Coordenação recepcionou os calouros da primeira turma de pós-graduação do Departamento de História, promovendo uma conversa entre estudantes e docentes sobre as expectativas em torno do curso. As aulas regulares iniciarão no dia 20 de agosto.

Veja aqui a galeria de fotos da Aula Inaugural.

Apresentação do curso

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em História e Práticas Docentes foi projetado em caráter de formação continuada, na modalidade presencial, dedicado aos docentes, primordialmente, atuantes nas disciplinas e áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, conquanto possa permitir ingresso de docentes oriundos de outras áreas do conhecimento. Parte da premissa que o trabalho do professor de História transcende a sala de aula, embora tenha nela um espaço privilegiado de seu exercício. Foi integralmente formulado para ter oferta gratuita pelos professores lotados no Departamento de História do Campus Nova Suíça do CEFET-MG. O curso persegue três objetivos primordiais: i) garantir qualificação didático-pedagógica nas práticas de pesquisa e extensão aplicadas à sala de aula e aos demais espaços de atuação profissional do graduado em História; ii) permitir formação para o trato com fontes históricas, tanto para a divulgação científica, quanto para o processo ensino-aprendizagem em História; e, iii) propiciar atualização historiográfica e teórica dos debates próprios da área do conhecimento histórico. Estes objetivos norteiam tanto a concepção como a seleção das disciplinas a serem ofertadas por eixo. Nosso propósito, enfim, é o de garantir formação continuada pública, gratuita e de qualidade para colegas professores, primordialmente da rede pública de educação.

Objetivos do curso

  • Fornecer formação complementar aos profissionais graduados em História e áreas afins que atuem nas redes pública e privada de ensino;
  • Garantir, por meio das disciplinas ofertadas no curso, o debate acerca das diversas áreas do conhecimento histórico, fomentando atualização e qualificação da leitura acadêmica do corpo discente;
  • Oferecer qualificação acerca do trabalho docente com fontes históricas e espaços de construção do conhecimento histórico para além da sala de aula;
  • Oportunizar, de forma orientada, a produção de material didático que permita enriquecer o trabalho docente;
  • Incentivar, de forma orientada, a produção de reflexão acadêmica sobre o trabalho docente;
  • Inspirar e propiciar, de forma orientada, a produção de reflexão acadêmica que permita a sequência de estudos (em nível de mestrado ou doutorado). 

Área de conhecimento

História (7.05.00.00-2)

Tipo de oferta

Curso GRATUITO

Carga Horária

360 horas

Duração

24 meses (incluído o período de elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso)

Aulas: terças e quintas-feiras, entre 18h50 e 22h30

Público-alvo

Graduados em cursos da área de Ciências Humanas e Sociais; professores das redes pública e privada de ensino.

Disciplinas ofertadas à turma ingressante em 2024/2

  • Módulo 1 (2024/2)

Teoria e metodologia de Práticas em História.

Arquivos, Museus e Centros de Memória: espaços de memória na prática docente

Imprensa periódica como fonte documental

Paradoxos do capital – escravidão, capitalismo histórico e racismo na formação da modernidade Ocidental

  • Módulo 2 (2025/1)

História Pública e Divulgação Científica

Imagens e cultura visual no ensino de História

A telenovela brasileira: contribuições da mídia de massa para pensar o ensino de História do Brasil

Metodologia do trabalho científico: Seminário de Prática e Pesquisa I

  • Módulo 3 (2025/2)

Pedagogia de projetos para o ensino das relações étnico-raciais: história, sociedade, cultura, política, memória e patrimônio

Leituras em historiografia e História da Educação

História e Gênero: historiografia e história das mulheres no período colonial

Metodologia do Trabalho Científico: Seminário de Prática e Pesquisa II

  • Módulo 4 (2026/1)

Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Corpo Docente

Profa. MSc. Cristiane de Castro e Almeida

Prof. Dr. Daniel Henrique Diniz Barbosa

Prof. Dr. Denílson de Cássio da Silva

Profa. Drª. Denise Maria Ribeiro Tedeschi

Profa. Drª Isis Pimentel de Castro

Prof. Dr. James William Goodwin Junior

Prof. Dr. Leandro Braga de Andrade

Profa. Drª Maria Eliza de Campos Souza

Prof. Dr. Raphael Freitas Santos

Seleção de candidatos

Análise de Currículo (eliminatória)

Entrevista (eliminatória e classificatória)

Local do curso

CEFET-MG, Campus Nova Suíça (Avenida Amazonas, 5253, Belo Horizonte, MG)

Contato

histpratic@gmail.com

Inscrições para a turma 2024 encontram-se encerradas.