MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Abertas as inscrições para o Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Sistemas Eletroeletrônicos e Automação Industrial – SEAI-2021

Terça-feira, 23 de fevereiro de 2021
Última modificação: Terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Encontram-se abertas as inscrições para o Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Sistemas Eletroeletrônicos e Automação Industrial – SEAI, ofertado em Belo Horizonte/MG, no Campus II do CEFET-MG – Av. Amazonas, 7675 – Bairro Nova Gameleira, com aulas aos sábados, nos seguintes turnos e horários: das 08h00 min às 12h10 min das 13h10 min às 17h20 min.

O curso SEAI é composto por um corpo docente altamente qualificado e que tem as suas aulas práticas desenvolvidas em laboratórios modernos, os quais dão condição ao discente vivenciar situações práticas encontradas nas indústrias. As abordagens teórico-práticas pretendidas são aquelas referentes a tópicos e discussões abrangentes em tecnologia, sobretudo as com forte ligação com aplicações industriais e projetos de engenharia, além das questões relacionadas com tecnologias de informação para a área industrial. As inovações que se pretende introduzir são a forma sistêmica de se tratar as questões de engenharia eletroeletrônica, energia e automação na indústria, bem como a visão multidisciplinar das mesmas, com a preocupação de contemplar tópicos tecnológicos e de tecnologias de informação.

O novo curso de Sistemas Eletroeletrônicos e Automação Industrial – SEAI – oferece uma combinação de disciplinas que complementam os conhecimentos adquiridos pelos profissionais de engenharia. Há disciplinas que contemplam tópicos importantes de engenharia e automação, como em energia e acionamentos, de forma que o profissional possa vivenciar situações que o levam a ter uma visão sistêmica do curso. Através de seminários específicos são reforçados conhecimentos práticos de profissionais com experiência em diversas áreas da engenharia eletroeletrônica.

Público alvo

Profissionais com Graduação em Tecnologia ou Engenharia nas áreas de Elétrica, Eletrônica, Telecomunicações, Mecânica, Produção ou similar, e professores/profissionais que tenham curso de Graduação de Professores, Graduação em Física ou Matemática.

Disciplinas

  1. Fundamentos de Circuitos Elétricos – CH 30
  2. Interruptores e Comandos Eletrônicos- CH 30
  3. Programação I ( Linguagem C) – CH 30
  4. Programação II ( MATLAB) – CH 30
  5. Automação Industrial I – Sistemas de Automação e Instrumentação- CH 30
  6. Conversores Eletrônicos- CH 30
  7. Fundamentos de Máquinas Elétricas- CH 30
  8. Microcontroladores- CH 30
  9. Automação Industrial II – Redes Industriais, Sistemas de Controle e Supervisão- CH 30
  10. Projetos de Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede Elétrica- CH 30
  11. Metodologia Científica em SEAI- CH 15
  12. Eficiência Energética- CH 30
  13. Seminários de atualizações- CH 30
  14. Monografia- CH 15

Investimento

Informações pelo e-mail: apai2018cefetmg@gmail.com

Processo seletivo

O processo seletivo dessa nova turma do novo curso SEAI se dará mediante avaliação curricular e entrevista. Não necessariamente todos os candidatos serão selecionados para a entrevista.

Situação das aulas durante a pandemia

Como as aulas serão presenciais, enquanto durar o Ensino Remoto os alunos selecionados terão a oportunidade de assistir palestras remotas ministradas por professores internos e externos ao CEFET-MG. Importante salientar que geralmente uma turma de Lato Sensu possui no máximo 26 alunos, o que facilita atender ao distanciamento social no momento em que for permitida a retomada das aulas presenciais.  O curso iniciará provavelmente no início de maio de 2021, que já está previsto no cronograma do Plano de Trabalho.  Neste período teremos grande possibilidade que as aulas presenciais sejam autorizadas levando em consideração as notícias das secretarias de educação dos estados e do MEC.

Outras informações

Prof. Pedro Alexandrino Bispo Neto – seai2020cefetmg@gmail.com

Telefone: (Whatsapp) – 31- 9 9697-0019

Observação: Prazo máximo para a inscrição: 10/05/2021

What do you want to do ?

New mail