MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Programa de Pós-Graduação Lato Sensu do CEFET-MG

O CEFET-MG é uma Instituição Federal de Ensino Superior, que tem como finalidade e missão desenvolver o ensino técnico e tecnológico articulado à educação geral, para preparar o trabalhador para o exercício profissional, de  modo a posicionar-se de forma crítica e consciente frente às mudanças do mundo do trabalho e da tecnologia. Nesse sentido, diversos cursos são oferecidos em diferentes níveis e modalidades de ensino.

Na condição de instituição federal de ensino superior e ancorado na Resolução CNE/CES Nº 1 de 3 de abril de 2001, o CEFET-MG oferece, acompanha e certifica diversos cursos de Especialização Lato Sensu, em diferentes áreas do conhecimento.

Esses cursos caracterizam-se como atividade de extensão e são oferecidos esporadicamente, podendo ter início em qualquer época do ano, desde que devidamente aprovados pelos órgãos Colegiado(s) e Conselho(s). As turmas só se iniciam após comprovada a demanda mínima suficiente para cobrir todos os seus custos.

O sucesso dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu do CEFET-MG é decorrente da experiência construída ao longo dos anos e da permanente demanda de uma clientela diversificada, composta por docentes, pedagogos, administradores,  psicólogos, engenheiros, médicos entre outros profissionais.

O interesse na realização dos cursos de especialização se dá não apenas pela oportunidade de acesso aos conhecimentos mais recentes nas respectivas áreas, mas também pela preparação para futuros desafios profissionais e acadêmicos.

HISTÓRICO

O Programa de Pós-graduação Lato Sensu do Centro de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG foi criado em 1988. Seu objetivo, àquela época, foi o de implementar o Programa de Capacitação dos Docentes do Ensino Técnico – PCDET, destinado ao aperfeiçoamento de professores de todas as Escolas Técnicas e Agrotécnicas e Centros Federais de Educação Tecnológica do País, com o apoio da Secretária de Educação Média e Tecnologica – SEMTEC, do então Ministério da Educação e Desporto – MEC. Os convênios eram firmados entre MEC, SEMTEC (como interveniente) e o CEFET-MG.

Esse programa tinha como objetivo capacitar pessoal docente e técnico-administrativo das escolas mencionadas, visando à otimização do desempenho profissional e consequentemente à melhoria da qualidade do ensino.

Com o fim dos convênios, os cursos de Pós-graduação Lato Sensu passaram a ser oferecidos ao público em geral, no final da década de 1990. A experiência com o PCDET representou para o CEFET-MG a oportunidade de estabelecer um padrão de procedimentos didático-pedagógicos que hoje orienta as políticas de oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu.

A seriedade, a tradição e a competência do corpo docente do CEFET-MG, aliadas à pesquisa e à atualização permanentes, têm propiciado a oferta de cursos que contemplam as novas tecnologias, sintonizados com as demandas do mundo do trabalho.